Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - POLESTAR E O RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE ANUAL

Terça, 15 Abril 2025 12:45 | Actualizado em Segunda, 21 Abril 2025 18:22

Relatório anual de sustentabilidade da Polestar anuncia uma redução de 25% nas emissões por veículo vendido

quarto relatório anual de sustentabilidade da Polestar apresenta reduções significativas nas emissões de gases com efeito de estufa (GEE), novidades sobre o projeto Polestar e uma contínua aposta na transparência e a utilização de materiais mais sustentáveis. Desde que a marca começou a medir a sua pegada de carbono em 2020, a Polestar conseguiu reduzir as emissões por veículo vendido em 24,7%. Este resultado deve-se principalmente ao maior uso de alumínio com baixo teor de carbono em todos os modelos, melhorias no fabrico de baterias, utilização de eletricidade 100% renovável na produção de todos os modelos e maior eficiência logística, com maior utilização de biocombustíveis em algumas rotas marítimas.

 

Michael Lohscheller, CEO da Polestar, afirma: “A Polestar provou que é possível crescer e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto climático. Em termos simples, queremos continuar a reduzir emissões à medida que aceleramos as vendas. Num momento em que tudo no mundo parece ir na direção errada, reforçamos os nossos compromissos. A Polestar evolui para que o mundo evolua.”

 

O projeto Polestar 0 foi lançado em 2021 com o objetivo ambicioso de criar um automóvel neutro em carbono. O intuito era acelerar colaborações e investigações conjuntas que ajudassem a Polestar a alcançar o objetivo de se tornar neutra em carbono até 2040. Hoje, a Polestar e os seus parceiros de projeto anunciam que as suas iniciativas permitiram identificar soluções importantes de baixo carbono, mostrando que é possível produzir um Polestar 2 com menos 10 toneladas de pegada de carbono em comparação com o início do projeto*.

 

Os maiores contributos para esta redução estão nos processos de fabrico de alumínio e aço, materiais fundamentais para a descarbonização, representando cerca de 45% da pegada de carbono Cradle-to-Gate do Polestar 2. O projeto Polestar 0 entra agora numa nova fase, com uma nova estrutura e foco em áreas que serão desenvolvidas na Mission 0 House*, um centro de investigação criado por iniciativa da Polestar e financiado em colaboração com outras entidades. Localizado em Gotemburgo, este centro junta investigadores do meio académico e engenheiros da indústria, que trabalham lado a lado para eliminar emissões de GEE em materiais, produtos e processos. Um dos principais objetivos será que as soluções desenvolvidas na Mission 0 House possam vir a ser comercializadas no futuro.

 

A Circularidade, a Inclusão e a Transparência continuam a ser áreas prioritárias. A Polestar aderiu à Initiative for Responsible Mining Assurance (IRMA) e alargou as auditorias presenciais em regiões de alto risco. A rastreabilidade de materiais críticos foi expandida para incluir, entre outros, o mapeamento do manganês. A Polestar continua empenhada em disponibilizar mais dados e em aumentar, ano após ano, a percentagem de materiais reciclados nos seus modelos. Atualmente, o Polestar 4 já integra 10% de materiais reciclados.

 

Leitura completa do relatório de Sustentabilidade da Polestar aqui: https://plstr.car/sustainability_report

 


*As soluções identificadas pelo projeto permitiriam que a pegada de carbono cradle-to-gate* da versão de lançamento do Polestar 2 Long range Dual motor (2020) passasse de cerca de 26 toneladas para 16 toneladas de CO₂e.

*Mais informações sobre a Mission 0 House disponíveis na página 79 do relatório de sustentabilidade.

 

Sobre a Polestar
Polestar (Nasdaq: PSNY) é a marca sueca de veículos elétricos de alta performance, com foco em design e inovação, e a ambição de acelerar a transição para um futuro sustentável. Com sede em Gotemburgo, Suécia, os seus automóveis estão disponíveis em 27 mercados globais na América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico.

 

A Polestar tem três modelos na sua gama: Polestar 2, Polestar 3 e Polestar 4. Entre os modelos planeados estão o Polestar 5, um GT de quatro portas (a ser lançado em 2025), o Polestar 6, um roadster, e o Polestar 7, um SUV compacto. Atualmente, os veículos Polestar são fabricados em dois continentes, América do Norte e Ásia, sendo que a produção do Polestar 7 está planeada para a Europa.

 

Polestar tem um compromisso inabalável com a sustentabilidade e estabeleceu um plano ambicioso para atingir as suas metas climáticas: reduzir para metade as emissões de gases com efeito de estufa por veículo vendido até 2030 e tornar-se neutra em carbono em toda a sua cadeia de valor até 2040. A estratégia abrangente de sustentabilidade da Polestar cobre quatro áreas principais: Clima, Transparência, Circularidade e Inclusão.

Declarações prospetivas

Este comunicado de imprensa contém declarações que não são factos históricos, mas sim declarações prospetivas conforme o Private Securities Litigation Reform Act de 1995. Tais declarações prospetivas incluem as que se referem a atividades, eventos ou desenvolvimentos que a Polestar ou a sua administração acredita ou prevê que possam ocorrer no futuro. Todas as declarações relativas ao futuro baseiam-se, conforme aplicável, nas nossas expectativas atuais, em vários pressupostos e em dados disponibilizados por terceiros. As nossas expectativas e pressupostos são expressos de boa-fé e acreditamos que existe uma base razoável para os mesmos. No entanto, não pode haver qualquer garantia de que tais declarações prospetivas se concretizem ou se revelem corretas, uma vez que as declarações prospetivas estão intrinsecamente sujeitas a riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores que podem fazer com que os resultados, o desempenho ou as realizações futuras difiram materialmente dos resultados, do desempenho ou das realizações futuras expressos ou implícitos em tais declarações prospetivas. Numerosos riscos, incertezas e outros fatores podem fazer com que os resultados reais difiram materialmente dos estabelecidos nas declarações prospetivas, incluindo os riscos e incertezas estabelecidos nas secções intituladas "Fatores de Risco" e "Nota de Advertência Relativa a Declarações Prospetivas" no Formulário 20-F da Polestar, e outros documentos arquivados, ou a serem arquivados, junto da Comissão de Títulos e Câmbio dos EUA pela Polestar. Para quaisquer declarações prospectivas contidas neste ou em qualquer outro documento, reivindicamos a proteção do "safe harbor" para declarações prospectivas contidas no Private Securities Litigation Reform Act de 1995, e não assumimos qualquer obrigação de atualizar publicamente ou rever quaisquer dessas declarações à luz de novas informações ou acontecimentos futuros, exceto conforme exigido por lei.

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos